quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RELAÇÕES PÚBLICAS: PROMOVER E VALORIZAR.


Você sabia que  o primeiro autor a organizar os métodos utilizados na propaganda foi um Relações Publicas?

E não foi qualquer Relações Publicas e sim, nada mais, nada menos, que a figura considerada PAI desta ciência humana, Edward Bernays!

Sobrinho do psicanalista Sigmund Freud, Bernays pensou ser possível desenvolver técnicas de persuasão apoiadas no conhecimento da psicologia humana.

Bernays pode ser considerado o idealizador de grande parte da cultura de massa do século passado, do consumismo e da cultura sentimental que vemos hoje. Deu à propaganda (BERNAYS, Edward. Livro Propaganda. Nova York,1928) o nome mais genérico e menos agressivo de Relações Públicas. Com técnicas ligadas à psicanálise, ele empreendeu uma das maiores e mais decisivas mudanças na mente do cidadão comum ao transferir o interesse do consumo da necessidade prática ao desejo simbólico. É curioso notar seu esforço de defesa da aplicação da propaganda nos mais variados campos da atividade humana, como na psicologia das massas, enquanto Relações Públicas, nas campanhas político-eleitorais, no feminismo, na educação, no serviço social e mesmo na arte e na ciência. Por essa razão Bernays foi citado pela revista Times como um  dos cem americanos mais influentes do séc. XX.

Por isso parabenizamos aqueles profissionais que influenciam as ideias para que o mundo se torne um lugar melhor a cada dia.


- fonte: http://www.publi.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário