sexta-feira, 24 de julho de 2015

O QUE O MERCADO VALORIZA NUM PROFISSIONAL DE MÍDIAS SOCIAIS?

Como contratar um profissional para trabalhar com redes sociais? Listamos as 11 habilidades mais valorizadas pelo mercado.



Depois de entender as principais funções desenvolvidas por um profissional de mídias sociais, é preciso identificar as habilidades buscadas nesse profissional. A seguir serão elencadas as onze características que o mercado mais espera das pessoas que atuam nessa área:

Experiência em comunicação digital

Como esta é uma área recente, dificilmente as empresas encontram pessoas que já possuem muita experiência com comunicação digital. Possuir tempo de trabalho na área e já conhecer “o caminho das pedras” é um importante diferencial no mercado, já que, em geral, isso se traduz em valiosos conhecimentos e contatos.

Ter paixão geek

Estar antenado com as novas tecnologias, amar a internet e ser ávido por conhecer novas plataformas são características extremamente úteis. É fundamental ter o hábito de experimentar aplicativos, novos serviços e ferramentas que possam ser agregados à rotina profissional.

Excelente redação

Saber escrever bem e gostar disso. É imprescindível que o profissional se empenhe em ter um conhecimento de português superior à média, conhecendo as regras ortográficas e gramaticais. Saber um segundo idioma também é importante.

Entender a cultura 2.0

Em cada mídia social, existem normas próprias de conduta. No Twitter, por exemplo, foi estabelecido que, quando o usuário quer recomendar um tweet em especial para alguém da sua rede de contatos, é preciso digitar “cc:” e o arroba do destinatário. Isso não estava escrito em nenhum manual da plataforma, só os heavy users entenderiam. É importante conhecer esse tipo de regra tácita de uso.

Saber trabalhar em equipe

Esse é um pré-requisito usado para quase todas as profissões, mas em comunicação é uma verdade absoluta. Quem não sabe trabalhar em equipe não tem a menor chance de sobreviver na selva da social media. É indispensável que o profissional saiba coordenar o próprio trabalho em sinergia com o da equipe, compartilhar conhecimento e informações para otimizar a entrega dos jobs e colaborar para que o outro consiga desenvolver melhor suas funções.

Conhecer as ferramentas

Não basta só saber o nome das principais ferramentas do mercado. É preciso saber usá-las, explorar todas as suas potencialidades e interpretar os dados que elas fornecem. Ou seja, não importa se você sabe para que servem as ferramentas, é preciso incorporá-las no desempenho das suas funções.

Ser resolutivo

Um profissional com perfil resolutivo se recusa a não resolver um problema porque o cliente não passou o material de que precisava. É redundante, mas quem é resolutivo resolve e pronto. Essa pessoa não vai se preocupar só em dar uma resposta rápida, mas ela estará atenta também à adequação do retorno à solicitação do usuário.

Ter uma personalidade moderadora

Você se esforça para manter o ambiente em paz ou está sempre procurando uma picuinha para agitar a rotina? Pessoas moderadoras procuram manter um clima cordial entre todos e estão sempre dispostas a relaxar as tensões. Isso facilita o trabalho em equipe.

Ser um bom conversador

Um bom conversador sabe escutar antes de falar. Jamais o confunda com quem fala pelos cotovelos, são perfis completamente opostos. Esse profissional sabe se expressar com tranquilidade, conseguindo ter empatia com o outro, pensando antes de falar no impacto do seu discurso.

Estar “always on”

Viver conectado é muito útil para quem trabalha com mídias sociais, afinal os usuários não vão interagir com a marca só no horário comercial ou nos dias úteis.  Desconectar-se totalmente pode ser muito arriscado.

Ter conhecimentos de marketing, publicidade e comunicação corporativa

É importante que o profissional tenha conhecimento nessas áreas para entender que a comunicação digital, ou mais precisamente nas mídias sociais, deve estar em consonância com os objetivos do negócios e com a cultura da marca. Dessa forma, ele poderá alinhar sua atuação nas plataformas sociais on-line com o plano de negócio da empresa. Além disso, é imprescindível entender sobre comportamento do consumidor, que muda constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário