terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água

Diante a importância da água para nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, foi criada pela ONU no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água, que visa à ampliação da reflexão e discussão sobre a relação homem e água, abordando temas como, economia e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados à poluição.

Com essa extrema necessidade de água para a nossa sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que água limpa e segura junto com o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito total garantido por lei.
A implantação dos sistemas públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e destino adequado do lixo traz uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida de uma população. Como exemplo: controle e prevenção de doenças; promoção de hábitos higiênicos; desenvolvimento de esportes; melhoria da limpeza pública; manutenção de praças e jardins; combate a incêndios; combate aos vetores entre outros, fazendo assim do saneamento básico um indispensável direito para a manutenção da saúde humana.

O uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida à nossa e as futuras gerações.

Faça o uso consciente!
22 de Março, dia Mundial da Água.

Abaixo um infográfico sobre a história do SANEAMENTO BÁSICO


Fonte: AEGEA Saneamento Básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário